Portes gratuitos em compras superiores a 35€

Carrinho de Compras

Total

Gratuito

Continuar
Os benefícios do carvão ativado

Os benefícios do carvão ativado

Hoje em dia encontramos facilmente a venda o carvão vegetal ativado, um ingrediente ativo que tem propriedades muito benéficas para a esfera digestiva e intestinal. No entanto, este pó escuro também possui muitos benefícios para a pele, o cabelo e os dentes, por isso está cada vez mais presente em produtos cosméticos. 

Lê este artigo e fica a saber tudo sobre as virtudes do carvão ativado.

O que é carvão ativado?

O carvão vegetal ativado é um ingrediente ativo natural que é conhecido há milhares de anos, já era usado para purificar a água e para as suas virtudes medicinais... 

Para obter o carvão vegetal ativado, deve-se seguir um processo de produção muito preciso para garantir a eficácia de suas propriedades. Pode apresentar-se na forma de pó preto, bastão ou grânulos, e resulta da carbonização de diferentes plantas como casca de coco, bambu, freixo ou carvalho. O método de fabricação mais comum é primeiro carbonizar a matéria-prima por 6 a 8 horas a 600°C, resultando em carvão. Este sofre então um segundo aquecimento com vapor, ou mais precisamente uma ativação, a uma temperatura entre 900 e 1200°C, que desenvolve a sua porosidade e lhe confere as suas capacidades de adsorção.

O carvão ativado é muito utilizado devido ao seu fantástico poder de adsorção que é adequado para diferentes usos, tanto na digestão como na desintoxicação do corpo e da pele.

 

Porque usar carvão ativado?

As aplicações do carvão ativado são múltiplas.  É bastante utilizado a nível medicinal, pois é cada vez mais comum em medicamentos, produtos homeopáticos e suplementos alimentares. Este sucesso renovado está ligado à sua capacidade de combater distúrbios digestivos, como desconforto intestinal, inchaço ou até azia. O carvão ativado também provou ser mais eficaz na remoção de toxinas do corpo, absorvendo-as e prendendo-as. É, portanto, recomendado em certos casos de intoxicação e permitiria mesmo anular os efeitos de certos venenos. É por esse mesmo poder adsorvente que o carvão ativado é utilizado para higienizar a água e o ar.

Mas também tem muitos benefícios na cosmética. É de facto ideal para desintoxicar a pele, mas também para a higiene oral, pelo que é utilizado em diversos produtos e tratamentos naturais.

  

Quais são os benefícios do carvão ativado?

1.No sistema digestivo:

O carvão ativado em forma de cápsula pode ajudar a reduzir a quantidade de gás no trato gastrointestinal, aliviando o desconforto e o inchaço associados a problemas digestivos, como flatulência e indigestão. Também tem propriedades desintoxicantes no sistema digestivo e órgãos relacionados (estômago, fígado, intestino delgado, cólon, pâncreas, rins). Sua porosidade permite fixar elementos patogênicos ou tóxicos, metais pesados ou pesticidas, e promover sua eliminação pelas fezes.

2.No intestino

Em caso de diarreia (bacteriana, alimentar ou intestino irritável), uma cura de carvão vegetal absorve todas as toxinas e alivia a diarreia higienizando o cólon.

3.Na pele

O carvão ativado também é amplamente utilizado em produtos de cuidados com a pele, aplicado na forma de uma máscara, devido aos seus benefícios purificantes e desintoxicantes. Poderá ser feito uma limpeza dos poros, uma vez que o carvão ativado possui uma estrutura porosa que ajuda a absorver o excesso de óleo, sujeira e impurezas dos poros da pele. Deste modo com o carvão ativado poderá regular a oleosidade da pele e diminuir a acne devido às suas propriedades purificantes, pois, ajuda a secar espinhas, reduzir a inflamação e acalmar a pele irritada. Muito útil para pessoas expostas a ambientes poluídos ou que usam maquilhagem regularmente.

4.Na higiene oral

Graças às mesmas propriedades que são benéficas para a beleza e saúde da pele, o carvão vegetal ativado também é muito eficaz na higiene bucal. Seus benefícios adsorventes e purificadores efetivamente higienizam a boca e destroem as bactérias que são responsáveis pelo mau hálito. Essa capacidade de adsorção também é útil para clarear os dentes, removendo a placa bacteriana e as impurezas entre os dentes.

No entanto, é importante usar carvão ativado de forma moderada e consultar um dentista antes de utilizá-lo, pois seu uso excessivo pode desgastar o esmalte dental. É importante notar que a eficácia e a segurança do uso de carvão ativado para o clareamento dos dentes ainda são controversas. 

5.Nos cuidados capilares

O carvão ativado também pode ser utilizado em produtos de cuidados capilares que visam purificar o couro cabeludo e remover impurezas. O carvão ativado tem propriedades calmantes e pode ajudar a aliviar coceira e irritação no couro cabeludo. Isso pode ser benéfico para pessoas que sofrem de condições como dermatite seborreica ou couro cabeludo sensível. Alguns produtos capilares que contêm carvão ativado podem ter propriedades estimulantes que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Uma melhor circulação sanguínea pode fornecer nutrientes essenciais aos folículos capilares e promover o crescimento saudável dos cabelos. O carvão ativado pode ainda ajudar a absorver o excesso de óleo e sebo produzido pelo couro cabeludo, auxiliando no controle da oleosidade.

6.Na purificação da água

O carvão ativado é amplamente utilizado para filtrar a água devido à sua capacidade de remover impurezas, cloro, compostos orgânicos, produtos químicos e contaminantes.

 

7.Na purificação de ar

O carvão ativado é eficaz na remoção de odores e poluentes do ar. É usado em filtros de ar, máscaras de proteção e purificadores de ar para melhorar a qualidade do ar, removendo substâncias químicas, compostos orgânicos voláteis e odores desagradáveis.

 

Contraindicações, precauções de uso e efeitos colaterais

 

Para qualquer uso de carvão vegetal ativado, procure aconselhamento de um profissional de saúde.

É importante ressaltar que o carvão ativado não é adequado para todos os fins, e o seu uso deve ser feito com precaução. Em caso de ingestão acidental de substâncias tóxicas, intoxicação ou qualquer outra situação de emergência médica, é fundamental procurar assistência médica imediatamente.

 

 


Partilhe:
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies Saber mais