Portes gratuitos em compras superiores a 35€

Carrinho de Compras

Total

Gratuito

Continuar
As origens do sabão feltrado

As origens do sabão feltrado

Já ouviu falar no sabão feltrado? Como é feito? E quais as vantagens?

Para criar um sabão feltrado é necessário um sabão e lã de ovelha. Conseguimos juntar a lã ao sabão através do processo de feltragem húmida pela fricção e pela lubrificação. As fibras movem-se e enroscam-se até fixarem-se no sabão.

O sabão feltrado tem muitas vantagens porque para além de ser um produto decorativo que embeleza, permite tomar um banho com uma esfoliação suave removendo as células mortas da pele. O sabão feltrado permite obter uma espuma cremosa sem usar muito sabão e sem precisar de usar uma luva. O sabão feltrado é um produto económico porque dura mais tempo por estar envolvido na lã que é antibacteriana e não escorrega no banho ou no duche. É ideal para levar em viagens ou acampamentos, pois ocupa pouco espaço e seca rapidamente.

O que fazer quando o sabão acabar?

Quando o sabão acabar podem colocar a bola de feltro na compostagem uma vez que é biodegradável ou colocar umas gotas de óleos essenciais na bola para perfumar as gavetas ou ainda usar da imaginação para aproveitar o feltro.

Qual é a origem do feltro?

A feltragem é uma técnica muito antiga no mundo.

O Feltro é um TNT, um tecido não tecido, com mais de seis mil anos. O feltro é obtido através da pressão e fricção das fibras de lã, utilizando água e sabão. O processo de feltragem que vai dar origem ao tecido é anterior a fiação ou tecelagem.

Muitas culturas têm lendas ou histórias sobre a origem do feltro.  Os Sumérios afirmam que o segredo do feltro foi descoberto por Urnamina de Lagash. Os Cristãos têm lendas que explicam o surgimento do feltro. Uma delas é a de São Clemente e São Cristóvão que fugiam de uma acusação e envolveram os pés com lã para tornar os sapatos mais confortáveis e no final da viagem a lã tinha-se transformado em meias de feltro devido a fricção e ao suor. Outra história popular conta que Noé descobriu um tapete na baía dos Carneiros e percebeu que os pelos com a urina e o pisar dos cães feltraram a lã em tapete.

O Museu Nacional de Copenhague preservou bonés feitos de feltro do início da Idade do bronze. Eles foram encontrados nos túmulos pré-históricos de Jutland e North Slevig .

Autores Gregos também mencionam o uso de feltro. Oficinas especializadas para fazer chapéus e luvas de feltro foram descobertas em Pompeia.

Os povos nómadas de Ásia Central e do Noroeste Ocidental até os tempos atuais confeccionam tapetes, tendas, roupas e sapatos em feltro. Chegam a oferecer actividades de feltragem para os turistas.

 

Atualmente, no mundo ocidental, a feltragem é utilizada como meio de expressão da arte têxtil, como design por ser um tecido ecológico

 

Quais são os vários processos de feltragem?

1.O processo mais utilizado é o de feltragem húmida.

2.A feltragem com agulhas é a arte de trabalhar a lã sem a água e sabão. Conhecida também como feltragem seca.

3. O Nuno felting ou feltragem Nuno consiste na feltragem de um tecido com lã para criar uma nova textura, tons ou design.

O feltro é usado em vários sectores de actividade: na indústria automóvel, nos instrumentos musicais, na construção ou na moda.

 

Espero que ficaram a conhecer melhor o que é o sabão feltrado e que tenham a curiosidade de experimentar.

 


Partilhe:

O sabão feltrado é um produto natural.

Depois de experimentar não vai querer usar outra coisa.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies Saber mais