Portes gratuitos em compras superiores a 35€

Carrinho de Compras

Total

Gratuito

Continuar
Como tratar a caspa naturalmente

Como tratar a caspa naturalmente

Ter caspa é muito desagradável. Para além de causar coceira e irritação do couro cabeludo, a caspa incomoda e pode mesmo causar embaraço. Podemos usar vários produtos, por vezes caros, mas nem sempre adianta, a caspa volta. Vou dar alguns conselhos para diminuir ou mesmo eliminar a caspa com produtos naturais. No entanto, é sempre importante analisar a causa da caspa.

Origem da caspa

A caspa pode estar presente em todos os tipos de couro cabeludo.  Existem dois tipos de caspa: seca e oleosa.

A caspa "simples" ou seca, de cor cinza ou amarelada pode ser eliminada facilmente.

Em alguns casos, a caspa é mais oleosa, espessa, amarelada e associada à inflamação do couro cabeludo. A causa pode ser dermatite ou dermatite seborreica, uma condição inflamatória da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas cobertas de escamas em áreas oleosas da pele.

Em outros casos mais raros, a presença de caspa deve-se à psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele que afeta o couro cabeludo.

A caspa pode aparecer em determinados momentos da vida. As causas podem ser stress, ansiedade ou excesso de trabalho. Outros fatores também podem contribuir para o aparecimento da caspa: hereditariedade, excesso de sebo, problemas digestivos, uso de produtos capilar desadequado, desequilíbrio hormonal…

Qualquer que seja a causa da caspa, é melhor agir porque dificilmente ela desaparece sozinha. 

Dicas para eliminar a caspa

1. Mude de champô

Mude de champô se usar o mesmo champô há vários anos ou se usar um champô que contém sulfatos, parabenos, silicones ou corantes, pois para além de prejudicar a nossa saúde também prejudicam o meio-ambiente.

Escolhe um champô natural anticaspa porque vai limpar suavemente o seu couro cabeludo diminuindo ou eliminando a caspa. Se possível opte por um champô sólido natural que tenha um tensioativo suave, rico em óleos vegetais e pós de plantas, com ativos e óleo essencial.

A MOM desenvolveu um champô sólido anticaspa natural que ajuda a diminuir ou eliminar a caspa. Experimente e comprove a sua eficácia.

2. Diminui as lavagens

Deve diminuir a frequência de uso do seu champô para evitar enfraquecer o seu cabelo. Em geral, basta lavar o cabelo 1 a 2 vezes por semana.

Procure evitar o uso de gel ou lacas no seu cabelo que podem irritar o seu couro cabeludo e provocar caspa.

3. Faça máscaras capilares

Para acalmar o couro cabeludo e ajudar na redução da caspa pode utilizar ingredientes naturais como pós de plantas ou argilas. Para além de limpar, também vão purificar o couro cabeludo.

Para fazer máscaras capilares pode utilizar pós de plantas ayurvédicos como o pó de sidr ou de shikakai ou ainda argila verde para cabelos oleosos ou argila branca para cabelos secos.

Para preparar a máscara capilar, basta misturar 3 ou 4 colheres de chá de pós de plantas ou argilas com água morna, adicionar algumas gotas de limão ou de vinagre de cidra ou duas gotas de óleo essencial de tea tree que tem propriedades antifúngicas e antibaterianas e assim beneficiará de uma ação ainda mais eficaz contra a caspa.  Deixe atuar pelo menos 20 a 30 minutos e enxague ou lave o cabelo.

5. Faça banhos capilares

Antes de lavar o cabelo com o champô sólido natural, pode fazer uma lavagem com vinagre de cidra, um dos ingredientes naturais para tratar da caspa, isso porque tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, ajudando a controlar a descamação e aliviar os sintomas da caspa.

Também pode fazer banhos de óleo utilizando os óleos vegetais de jojoba, amêndoa doce ou abacate, sobretudo para cabelos secos. Acrescente gel de aloé vera e óleos essenciais como alfazema, alecrim ou tea tree.

Aplique no couro cabeludo e aguardo uma hora antes de enxaguar e lavar.

6. Evite o stress

O stress vai agravar os sintomas, pois enfraquece as defesas naturais do organismo. 

7. Opte por uma dieta equilibrada

Beba muita água e coma de forma saudável, será bom para a sua saúde em geral, mas também ajudará a manter o seu cabelo saudável.  Os alimentos que vão ajudar a fortalecer o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, porque contém aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios do cabelo.

Cuida de si e do seu cabelo naturalmente!

 


Partilhe:

Descubra o nosso champô sólido anticaspa

E cuida de si naturalmente
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site consente a utilização dos cookies Saber mais